Top30 Os melhores sites da Internet

 
Página Inicial > Saúde > Drogas: Um Começo Que Pode Não Ter Fim!

Tópicos recentes

Drogas: Um Começo Que Pode Não Ter Fim!

drogasEncontrar um modo ideal para articular o tema drogas acaba sendo um desafio para especialistas de qualquer parte do mundo, imagine pra minha pessoa então? (risos) Não é algo tão fácil assim! Principalmente de forma concisa e sem discurso moralista sobre os riscos que o consumo de drogas traz a vida de um ser um humano. E ao se falar de drogas, não menciono aquelas utilizadas em laboratórios, farmácias, etc. Refiro-me as drogas psicoativas, que alteram o equilíbrio do individuo.

Só para esclarecimento, as drogas estão classificadas em três tipos: depressoras (Álcool, ópio, morfina), alucinógenas (maconha, LSD, heroína, etc.) e estimulantes (cocaína, crack, ecstasy, anfetaminas, cafeína, etc.).

Muitos de nós às vezes nos perguntamos: O que leva uma pessoa usar drogas? Estatisticamente falando, diversos são os motivos encontrados, tais como: Simples curiosidade, influência de amigos (mais comum), tentar fugir dos problemas (principalmente familiares), criar coragem (que sem o uso da droga, não faria o mesmo), a busca por sensações de prazer, dentre outros.

jovens_e_drogas

Infelizmente o uso de drogas se tornou algo mais corriqueiro em nossa sociedade e com isso se dissipando em todas as classes sociais. Já que antigamente o uso de crack, maconha, cocaína, dentre outras drogas eram mais vistas como algo da periferia, pessoas dependentes as drogas pelas condições desfavoráveis em que se vive. Segundo a psiquiatra Analice Gigliotti presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) e chefe do Setor de Dependência Química da Santa Casa de Misericórdia do RJ, aproximadamente 40% dos usuários são indivíduos de classe média. “Esse dado se fundamenta em informações dos números de internações em clínicas específicas, que é um outro público”, afirma.

Vários episódios tem se mostrado na mídia ultimamente, relacionados ao uso de drogas. Como por exemplo, o final trágico que aconteceu na ultima semana, que um pai por não agüentar mais o sofrimento do filho viciado em crack, na qual estrangulou uma amiga, veio a público expor sua dor, alertando assim muitas famílias (leia a matéria). Casos como de crianças em uma escola pública no RS em vez de brincarem de esconde, brincavam de traficantes, usando o pó de giz como se fosse à cocaína. Essa “brincadeira” mostrou o reflexo do cotidiano que essas crianças estão tendo e que se não for trabalhada a prevenção ao uso das drogas com esses pequenos, futuramente serão dependentes químicos. Infelizmente essa é a realidade! (leia a matéria).

Diga Nao a Drogas

Família estruturada, diálogo família, participação dos pais na vida dos filhos, dentre outros fatores, com certeza são de suma importância para que futuramente o filho(a) não venha sentir a necessidade de buscar a paz de espírito, relaxamento ou outros sensações inversas que são passageiras, na qual são encontradas nas drogas. Já que hoje pesquisas mostram que a maioria dos usuários viciados são pessoas desestruturadas.

Diante de tantos transtornos que o uso a drogas acarreta ao ser humano, acabando com a vida gradativamente de quem se torna um viciado e que a dependência se constitui muitas vezes por apenas uma cheirada, uma tragada ou uma aplicação, já que uma simples “experimentada” pode gerar vontade de outras vezes, então, você pode e deve Dizer Não as Drogas! Seja forte, as drogas podem te levar a mundo sem volta!

 
 

Tags: Tags: , ,

  1. 30, novembro, 2012 em 13:54 | #1
    é muito bom ter esse sites falando sobre esse assuntos assim alem da gente ficar enformada podemos tirar um pouco para nosso blogs ou sites
  2. Deiziane
    16, junho, 2012 em 11:47 | #2
    eu conheco um amigo qe e dependente quimico
  3. 8, dezembro, 2010 em 03:58 | #3
    quero ver se é isso tudo msm
  4. otavio
    5, dezembro, 2010 em 18:12 | #4
    ja perdi um primo meu nessa e lamentavel
  5. mariene
    9, dezembro, 2009 em 12:36 | #5
    é uma pena que ainda tem gente que entre nessa, coitado dos pais que devem sofrer vendo seus filhos entrando num caminho sem volta,:o)
  1. Nenhum trackback ainda.

Faça a busca por notícias

 


Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.