Top30 Os melhores sites da Internet

 

Página Inicial > Tecnologia > Z-Wave: Automação Residencial Sem Fio.

Tópicos recentes

Z-Wave: Automação Residencial Sem Fio.

z-wave_logoCom certeza você já deve ter visto as casas automatizadas e inteligentes em filmes, comerciais de TV, dentre outras formas, e depois ter a maior vontade de deixar a sua casa da mesma forma, ao ponto de falar consigo mesmo: Quando eu poderei morar em lugar assim? Poder controlar luzes, aparelhos eletrônicos, portas, janela, tudo remotamente?

Bem, agora tudo isso já é possível! Automatizar a casa, escritório, enfim, diversos lugares. Várias funções já podem ser controladas a distância pela internet ou pelo celular e melhor, por um preço menos estratosférico. Tudo graças à tecnologia Z-Wave, que começa a ganhar grande espaço no Brasil.

Z-Wave é uma tecnologia criada principalmente para automação residencial, utilizando sistema wireless. Permitindo assim, que todo e qualquer aparelho elétrico se comunique uns com os outros, através de um controle remoto.

installation_home_photo

O Z-Wave é um sistema supostamente mais econômico do que os sistemas convencionais, ou seja, ele foi feito pensando no retrofit. Qualquer ambiente pode receber a automatização, esteja preparado ou não, não precisando de nenhuma reforma. Basta trocar os interruptores convencionais pelos interruptores inteligentes e que respondam todos em uma rede sem fio, em uma rede Z-Wave.

O funcionamento do Z-Wave é da seguinte forma. Estes dispositivos se comunicam por rádio freqüência, a uma distância de até 30 metros livres, ou seja, no mundo real das residências seria cerca de 15 metros, já que as paredes diminuem o caminho das ondas. Cada interruptor é um repetidor de sinal, então cada módulo se comunica com o próximo. Se esse módulo manda o sinal para outro e não obtém resposta do sinal, não existe problema quanto isso, existirá outros módulos no meio do caminho que irá roteando de um para o outro. Como se fosse mais ou menos uma rede de internet.

Z-WaveImagine a situação, poder chegar em casa e com o mesmo controle que se abre o portão da garagem, poder acender as luzes de casa da forma como se programou, ou mesmo a questão de segurança. Com um sistema Z-Wave se pode instalar uma câmera e monitora sua residência à distância. Um exemplo disso é ligar o que se deseja remotamente e observar em tempo real a execução do mesmo pela internet, mesmo estando do outro lado da cidade, ou que, quando alguém acender a luz do quarto, o dono receba um e-mail contendo as informações. Essas são aplicações bastante simples que o sistema Z-Wave permite fazer sem custo adicional.

Cada um dos interruptores Z-Wave custam em torno de R$400,00, isso já contando com o valor da instalação. Já os preços dos controles remotos variam bastante, dependendo da quantidade de recurso que se deseja utilizar, na rede residencial.

Z-Wave

Dessa forma, com um orçamento relativamente baixo, já é possível começar a automatizar a sua rede residencial e deixá-la com uma cara mais voltada para a casa do futuro. O que achas? ;)

 
 

Tags: Tags: , ,

  1. leonardo
    19, setembro, 2011 em 21:21 | #1
    ola…estou precisando de um modulo para controlar as luzes da sala, luzes da varanda ar condicionado e controle de som para 3 ambientes. vcs poderiam me mandar um orçamento aproximado?
    grato

    leonardo

  1. Nenhum trackback ainda.



Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.