Top30 Os melhores sites da Internet

 

Página Inicial > Saúde > Transplante de Órgãos No Brasil

Tópicos recentes

Transplante de Órgãos No Brasil

doacao_orgaosGraças ao progresso científico dos transplantes, oportunidades de longevidade a novas pessoas têm sido possível. Hoje, o Brasil possui o maior sistema de transplante de órgãos do planeta. Em colocação, é o terceiro país que mais desempenha esse processo, ficando atrás apenas da Espanha e Estados Unidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de transplante de órgãos esse ano aumentou 24,3%, comparado ao mesmo período de 2008. Mas infelizmente, apesar do número crescente a realidade da fila de espera mostra como é necessário que mais pessoas se sensibilizem com o fato e seja um doador de órgãos, já que cerca de 60 mil brasileiros esperam na fila de transplante de órgãos no Brasil.

Diante da preocupação com os transplantes de órgãos, o Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (21) novas medidas, como investimento de R$24,1 milhões e novas regras para incentivar a realização de transplantes no Brasil. Mas as novas regras só estarão valendo a partir do dia 1º de novembro.

Doação de ÓrgãosAté o final do ano um site estará disponível para os pacientes consultarem em qual lugar se encontra na lista de espera. Isso pra deixar mais claro ao paciente como é que anda o andamento da carruagem. Outra alteração será quanto ao valor pago à equipe envolvida no processo de coleta dos órgãos, que irá duplicar. Dentre as novas ações, também será o acompanhamento com a família do doador e a manutenção dos possíveis doadores, como também pessoas menores de 18 anos terão preferência para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária. “Isso se dá devido à maior expectativa de vida desses pacientes”, disse o ministro.

Segundo o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, existe dois principais desafios. O primeiro é de sensibilizar a população a se tornar um doador potencial, o segundo é aumentar a captação de órgãos e, conseqüentemente a efetivação de transplantes.

Outra modificação feita é que agora doadores que possuem determinada doença transmissível, podem doar para pacientes que apresentam o mesmo vírus. Como por exemplo, órgãos de um doador que tenha hepatite C, poderão ser transplantados em um paciente que seja portador da mesma doença.

transplante_doacao_de_orgaos01O ministério também almeja agregar ao SUS a cirurgia de remoção e o processamento de pele, na qual é um processo incomum no Brasil. Segundo o Ministério, o transplante de pele é aconselhado para tratar de grandes queimaduras.

O transplante entre pessoas vivas é outro processo que sofreu modificações. Na nova regra, uma comissão de ética constituída por funcionários do hospital onde será feito o procedimento é que vai aprovar o transplante. Já que antes era preciso autorização judicial para realizar o ato.

E como forma de incentivo, um reconhecimento as entidades e empresas que ajudam no sistema de doação de órgãos foi citado através de um selo chamado de “Organização Parceira de Transplantes”. Na qual premiou a Rede Globo pelas reportagens exibidas no Jornal Nacional e Fantástico, pelas séries de reportagens do médico Dráuzio varela.

doador de órgãoDessa forma, existem milhares de pessoas aguardando por um gesto nosso para prosseguirem a viver. E como se tornar um doador de órgãos? É fácil! Não precisa de documentação é só decidir! Basta comunicar a família e amigos sobre a intenção de ser um doador.

Seja um doador de órgãos! É um ato de amor e solidariedade. Uma vida continuará a viver a partir da sua.

 
 

Tags: Tags: , ,

  1. valdriana
    6, novembro, 2013 em 14:30 | #1
    minha sobrinha fez um transplante cardiaco e gostariamos de ter camisetas sobre a campanha de doação onde posso comprar
  2. wiviany
    12, fevereiro, 2012 em 20:35 | #2
    Minha sogra faleceu em 17 março de 2010,tinha 44 anos cidade de Americana SP, foram doados varios orgaos..gostariamos de conhecer quem são as pessoas que “ganharam”esses órgaos…. agradeço desde já!!
  3. 13, setembro, 2011 em 15:50 | #3
    A MUITO OBRIGADO , JA PEGUEI A RESPOSTA , NÃO SE PREOCUPE (:@FELIPE
  4. 13, setembro, 2011 em 15:47 | #4
    OLÁ , BOM DIA !
    GOSTARIA DE SABER QUANTAS PESSOAS AGUARDAM POR UM TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NO BRASIL ‘-’
    ENVIE PARA FEL.COR@HOTMAIL.COM POR FAVOR ,
    AGRADEÇO E AGUARDO RETORNO.

    TIRE ALGUMAS DÚVIAS AQUI > http://www.transdoreso.org/transplante.pdf
    (:

  5. angeliki michela paschalis
    15, agosto, 2011 em 12:56 | #5
    sou transplantada e gostaria de adquirir camisetas desta campanha onde posso encontra-las?? agradeço desde ja.
  6. Daisy Koetz
    27, maio, 2011 em 20:35 | #6
    Boa noite! Acho muito importante constar no RG que a pessoa é doadora. Muitos familiares sensibilizados na hora com a situação, acabam esquecendo do desejo da pessoa em vida.
  7. nayara
    17, novembro, 2010 em 15:24 | #7
    trasplante eu numca doei mais uns amigos meus ja doaram acho muito interesanteee !
  8. Juliana
    11, novembro, 2010 em 07:43 | #8
    Olá, bom dia!
    Chamo-me Juliana, sou iconógrafa de uma Editora em Fortaleza.
    Estamos elaborando um material didático de “Práticas de Produção Textual” e gostaria de saber como consigo autorização para utilizar trechos deste texto em nosso material.
    Desde já, agradeço e aguardo retorno.
    Email: iconografia@aridesa.com.br

    Atenciosamente,
    Juliana Santos.

  9. luiz carlos galvao almeida
    19, março, 2010 em 16:58 | #9
    Estou aguardando um transplante de figado,hádez anos e até agora,não obtive uma resposta convinsente,para o meu problema. tenho cirrose hepática,pelo virus c,problemas crônicos de exofago,figado já endurecido e diminuido,baço alterado,plaquetas baixissimas,anemia e problemas com coagulação. eu pergunto as autoridades médicas,vai ser preciso eu contrais um cancer de figado,para eu entrar nun quadro de prioridade? por favor me respondam! questionem esse código meld,por favor,para que pessoas não morram tanto nas filas de espera.
  10. 14, janeiro, 2010 em 21:46 | #10
    .Fui Transplantado a 7 meses de um doador cadaver de 12 anos de idade algo que tenho muita vontade de conhecer essa familia que sabe o valor da vida pela doação que vez pois ela não so cresceu ficou mais nobre pois um ente se foi para outros chegarem e estamos com esse garoto que eu não sei o nome dentro de mim vivo ainda depois de 2 anos e 10 meses de hemodialise que sempre ficava ruim e pior era diabetico os orgãos dele salvou-me amplamente faltando 2 semanas para o meu aniversario agora não so tenho duas vida como a chance de apoia e abraça uma causa nobre como a doação de orgãos e dá vida..alias o governo deveria dar aos transplantados a camisa de doação de orgãos para que também continuem a luta de busca de orgãos isso pode aumentar mais a luta por orgãos e salvar mais vidas como minha que esperava e hoje janeiro de 2010 salva fui transplantado em 12/07/2009 meu doador um garoto de 12 anos que quero conhecer essa familia…
  11. Dayana
    18, novembro, 2009 em 10:38 | #11
    é muito bom saber que no Brasil o transplante de órgãos fuinciona mesmo assim podendo dar continuidade a outras vidas.
  12. Alessandra
    26, outubro, 2009 em 15:21 | #12
    Eu entendo a Doação de Órgãos como uma questão de solidariedade e amor ao próximo, totalmente, pois somente agindo assim podemos nos abster do egoísmo de pensar na nossa perda e enxergar a vida que pode continuar para várias pessoas. A implantação das novas regras é de grande valor para a população. Devemos procurar saber tudo o que está acontecendo sobre doação de órgãos e suas regras. Eu tirei algumas dúvidas nesse site aí: http://www.doevida.com.br. Valeu! Abraços!
  13. Miguel
    21, outubro, 2009 em 22:48 | #13
    Muito bom, devemos todos ser doadores!!!
    Parabéns pelo tema Grace!
  1. Nenhum trackback ainda.



Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.