Top30 Os melhores sites da Internet

 

Página Inicial > Saúde > Teste da Orelhinha: Hospitais e Maternidades São Obrigados a Realizarem o Exame em Bebês.

Tópicos recentes

Teste da Orelhinha: Hospitais e Maternidades São Obrigados a Realizarem o Exame em Bebês.

home-foto-mamae-bebeAgora é lei, assim como o teste do pezinho, o exame auditivo nos bebês passa a ser obrigatório e gratuito nos hospitais e maternidades do Brasil. A lei foi publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União.

O exame é chamado de Emissões Otoacústicas Evocadas, mais conhecida como “teste da orelhinha”. O objetivo do exame é verificar de forma precoce, possíveis problemas de audição nas crianças. De acordo com especialistas, é indicado que o exame seja feito após 48horas do nascimento do bebê, para evitar que secreções próprias do líquido amniótico (líquido que envolve o feto no período gestacional) alterem os resultados. Sendo assim, é aconselhado que o teste da orelhinha seja feito nos primeiros 6 meses de vida da criança.

teste_orelhinhaO processo do exame é bem simples e não precisa nem de anestesia, o bebê pode até mamar ou dormir durante o exame. O teste da orelhinha é feito por meio de uma pequena sonda que é introduzida no ouvido da criança. O aparelho emite e capta sons caso haja uma resposta da cóclea, que é uma parte do órgão responsável por transformar as vibrações sonoras em impulsos nervosos, que são encaminhados ao cérebro. Através desse teste, que deve ser feito por um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, é detectado se a audição existe ou não na criança. Se, o resultado for negativo, é necessário realizar outros testes para identificar o grau e as causas do problema, como também o tratamento mais indicado para a criança.

Segundo o Ministério da Saúde, o exame já estava incluído na tabela do SUS. Mas o que se vê na prática é que poucas maternidades brasileiras dispõem de equipamentos e de profissional qualificado para realizar o exame.

 
 

Tags: Tags: , , ,

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.



Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.