Top30 Os melhores sites da Internet

 

Página Inicial > Esportes > Tecnologia no Esporte

Tópicos recentes

Tecnologia no Esporte

EsporteA tecnologia está presente em vários segmentos do nosso cotidiano e seu crescimento trouxe grandes benefícios à vida do ser humano. Como, por exemplo, na área esportiva a tecnologia tem se mostrada uma verdadeira aliada ao meio. As novidades tecnológicas ajudam os atletas a superarem limites e acabam dando uma forcinha para o juiz, quando o olho humano acaba falhando, as máquinas podem contribuir para dar o resultado mais justo.

tecnologia do esporteNa natação os maiôs ajudaram a superar recordes, as câmeras acabam expondo cada minucioso detalhe, com isso provando que a tecnologia também é uma revolução nos esportes. Apesar de que os supermaiôs já foram proibidos a partir deste ano, mas isso não significa que na natação a tecnologia não esteja mais presente, novos recursos já estão em experimento. Tanto é que agora estão analisando o desempenho nos atletas através de novos blocos de partidas. Que tem como beneficio dar vantagem na hora da largada.

Ainda no mundo das piscinas, no nado sincronizado a tecnologia no esporte se faz presente através de recurso de áudio. Para ouvir a música é utilizado um som sub-aquático com ótima qualidade acústica, como também clip de nariz para não incomodar os esportistas.

Na esgrima, por exemplo, os esportistas apresentam praticamente dois adversários. Além do oponente, existem cabos eletrônicos que imitem os movimentos durante as provas. Em Curitiba, atualmente está sendo testado um sistema sem fios na qual prometem acusar os golpes praticados e dando mais liberdade aos esgrimistas.

Esgrima

Nos esportes de luta, os atletas aprimoraram a velocidade dos golpes, mas o olho humano continua sendo o mesmo e com isso o resultado muita das vezes sendo questionado. Por isso, no TaekWon-Do estão testando um colete eletrônico que sinaliza os golpes, validando assim a pontuação.

tecnologia no esporte

O judô é outra categoria de esporte de luta que pretende utilizar a tecnologia para definir os seus resultados. Hoje, são três árbitros que ficam posicionados no tatame analisando os golpes. A nova proposta é deixar um árbitro e os outros dois assistindo a luta por monitores de TV.

Enfim, é notório que a tecnologia é de grande valia para ajudar os atletas a superarem seus limites e o uso de máquinas acaba restringindo as margens de erros, apesar de que mesmo com todo seu avanço ainda existem possibilidades de falhas.

 
 

Tags: Tags: , , , ,

  1. 31, outubro, 2013 em 00:10 | #1
    Estúdio musical, com qualidade e seriedade, arquitetura 2d e 3d, maquete virtual, suprimentos para informática e hardware,
  2. Melissa
    25, outubro, 2013 em 12:30 | #2
    Ajudou só um pouco
  3. gabriella rosa
    9, setembro, 2013 em 17:36 | #3
    pooow muitoo boom me ajudou muito no meu trabalho ….
  4. Milly
    26, junho, 2013 em 15:49 | #4
    Trabalho de educação física pronto aha
  5. Nick McReary
    4, março, 2013 em 18:58 | #5
    PESQUISA PRA TCC GURISADA
  6. 11, novembro, 2012 em 09:46 | #6
    Trabalho de ed fifisa pronnto tbm u.u
  7. 12, junho, 2012 em 15:36 | #7
    Trabalho de educação física pronto xD
  8. Bia
    10, maio, 2012 em 16:23 | #8
    muito bom mesmo, me ajudou bastente! =)
  9. 27, agosto, 2011 em 15:36 | #9
    me ajudou bastante. valeu galera:)
  10. Gu!g@
    25, agosto, 2011 em 15:25 | #10
    alguem joga transformice ai ????
  11. Gu!g@
    25, agosto, 2011 em 15:24 | #11
    legal kra…. me ajudou muito no meu trabalho …. boaaaaaaaaaaaaaaa
  12. 10, maio, 2011 em 10:16 | #12
    o andersom adorei seu comentario muito
    bom tam bem vou inprimir
  13. 10, maio, 2011 em 10:10 | #13
    legal mas mas podia ser menor mas vou inprimir esse foi o mais legallllllllllll
  14. 10, maio, 2011 em 10:07 | #14
    muito bom mas
    falta coisas
  15. Ana Caroline
    9, maio, 2011 em 13:32 | #15
    Muito Legal me ajudou muito no meu trabalho.Valeu
  16. joarlei ramos santos
    29, outubro, 2010 em 12:37 | #16
    muito legal viu
  17. 20, agosto, 2010 em 10:57 | #17
    TECNOLOGIA TAMBÉM NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES
    O desenvolvimento da tecnologia é algo extremamente necessário para uma melhor atuação profissional. A ciência da computação voltada para resolução de problemas principalmente na área das engenharias sempre esteve na vanguarda. Contudo isso possibilitou com que outras áreas fossem aprimorando sua capacidade de trabalho com o auxílio de ferramentas informáticas.
    A Educação Física representa uma área com amplo campo de atuação e necessita tremendamente de ferramentas informáticas para auxiliar o controle da avaliação e principalmente na prescrição de exercícios. Um programa informático permite estabelecer o nível inicial da capacidade física de um avaliado se está adequado com o esperado para aquele perfil populacional, ou se encontra acima ou abaixo, necessitando assim de uma atenção especial, bem como sua progressão de rendimento acompanhado ao longo de todo período de treinamento.
    Um software permite agregar as informações de forma rápida, afim de facilitar o processo de tomada de decisão do avaliador, sobre que tipo de exercício deve ser prescrito, facilitando assim a obtenção dos resultados desejados.
    Um dos problemas dos softwares existentes no Brasil, é que, em sua quase totalidade, está voltada para o ambiente exclusivo de academia, de forma que o ambiente de treinamento esportivo voltado para os esportes não é contemplado, assim como as inúmeras possibilidades de avaliação em ambiente escolar. Outro problema extremamente observado é a falta de programas voltados para compartilhar as informações obtidas nas avaliações com a prescrição de exercícios.
    Uma das principais atribuições profissionais do professor de Educação Física, corresponde a de prescrever exercícios. Até hoje não havia um programa comercial que pudesse auxiliar o professor na montagem de macrociclos, mesociclos, microciclos e a própria seção de treinamento de forma organizada, compondo assim uma excelente forma de organização do treinamento.
    Tendo em vista todas essas necessidades, o professor Dr. João Carlos Bouzas Marins, com 30 anos de experiência em avaliação e prescrição de exercícios, e autor de uns dos livros mais vendidos no Brasil nessa temática, estabeleceu uma parceria com a Esporte Sistemas, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnólogica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de forma a desenvolver uma ferramenta pensada para ser de uso diário do profissional de Educação Física em vários ambientes de trabalho, servindo também como material didático-pedagógico para ser usado nas aulas dos cursos de Educação Física no Brasil.
    Esse programa representa assim uma resposta à sociedade brasileira sobre o desenvolvimento de um programa com tecnologia totalmente nacional, de fácil manuseio e que trará uma agilização na tomada de decisão para avaliar e prescrever exercícios. Para os que desejarem maiores informações basta consultar o seguinte site: http://www.avaesporte.com.br.
  1. Nenhum trackback ainda.



Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.