Top30 Os melhores sites da Internet

 

Página Inicial > Tecnologia > Tecnologia 4K: Sinônimo de Cinema em Alta Definição.

Tópicos recentes

Tecnologia 4K: Sinônimo de Cinema em Alta Definição.

cinema2TV em alta definição sabemos que já é realidade em nosso meio social. Mas o brasileiro mal se acostumou com imagens FUL HD e já se tem novidade no mundo das imagens. A nova tecnologia se chama 4K.

A tecnologia 4K entrega até cinco vezes mais definição do que a TV de plasma ou LCD que você pode ter acabado comprar. Calma, não se desespere! A tecnologia 4K é uma tecnologia para cinemas ou telas gigantescas que provavelmente não caberiam dentro de sua sala.

A tecnologia FUL HD entrega 1080 linhas horizontais por 1920 verticais, já a tecnologia 4K entrega 4906 linhas horizontais por 2160 verticais. Isso significa mais de 8 milhões de pixels por imagem. Então, a tecnologia 4K é novo padrão para o cinema digital.

Na semana passada foi realizado o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) em São Paulo, com 70 pesquisadores do mundo inteiro, que fizeram pela primeira vez na história, uma transmissão em 4K. Foram exibidas simultaneamente em São Paulo, na universidade da Califórnia nos Estados Unidos e na universidade de Keio no Japão. Aos nossos olhos parece ser algo normal, já que todo mundo transmite vídeo pela internet, mais a diferença está entre os números, que são enormes. Um único segundo do filme em 4K pesa 2GIGA, portanto um filme de 70 minutos pesa 2,6 Terabytes. Para se transmitir um filme desses, precisasse de uma largura de banda muito maior do que estamos acostumados. Hoje quem tem internet banda larga em casa, têm 1, 6, 10 Megabytes. Nessa conferencia se falou em transmissão de 10 Gigabytes. Conseguiu imaginar a transmissão de tudo isso ao vivo?

cinema1Só para efeito de comparação, o link internacional entre Brasil e Estados Unidos ou o canal utilizado por todos os brasileiros para se comunicar com a America do Norte era até então de 2,5 Gigabytes ou ¼ do que foi utilizado para o experimento do professor.

O primeiro resultado prático desse efeito inédito já deve ser sentido muito em breve. O link de 2,5 Gigabytes será desativado e o de 10 Gigabytes tomará seu lugar. Conseqüentemente resultando em mais velocidade para a internet brasileira. Outro resultado prático desse experimento deverá ser visto pelos grandes estúdios de cinemas, nos próximos anos. Já que os lançamentos dos filmes poderão ser feitos de forma mundial sem limites. Tornando-se a operação mais barata e o risco de ações da pirataria bastante reduzido.

Além dessas vantagens econômicas, também tem as vantagens para quem assisti aos filmes. Não terá mais os barulhinhos do rolo correndo pelo projetor e a granulação da imagem não mais existirá.

Portanto, com a nova tecnologia 4K nas telonas dos cinemas, os adeptos as novas tecnologias terão imagens com profundidade, coloração e definição jamais vista. A tecnologia 4K é uma questão de tempo para que logo chegue aos cinemas de todo o mundo, basta apenas que as salas de cinemas coloquem os dois pés no mundo digital, afinal, a tecnologia 4K já existe.

 
 

Tags: Tags: , , ,

  1. Fernando
    11, janeiro, 2013 em 00:09 | #1
    3 anos depois…e agora estão divulgando as tvs em 4k…
    100 polegadas…e míseros 600 mil reais…kkkkkkkkk

    só em cinema msm…rsrs

  2. 16, março, 2011 em 16:16 | #2
    O mais interessante é esta tecnologia está sendo desenvolvida por físicos brasileiro(da universidade mackenzie)
  3. 23, novembro, 2009 em 10:52 | #3
    Realmente a tecnologia esta em nossa porta! Basta nós corrermos atraz para conhece-la na “pratica”. Dará Muito mais trabalho para pré e pós produção!!!
  4. 24, setembro, 2009 em 23:25 | #4
    Very nice site!
  5. 7, setembro, 2009 em 11:11 | #5
    oi esta lindo
  6. João Paulo
    16, agosto, 2009 em 02:16 | #6
    o.O Morri meu deus 2Gb Por segundo minha nosssa Senhora q Over, meu vai ficar show o cine sem duvida, tipo eu ate acho q quando lança tudo vai custa um pouco caro o Cinema no começo mais depois vai abaixar sem duvida, mais Muito brilhante a Tecnologia muito daora
  1. Nenhum trackback ainda.



Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.