Top30 Os melhores sites da Internet

 
Página Inicial > Notícias > Gripe Suína – O Vírus do Momento

Tópicos recentes

Gripe Suína – O Vírus do Momento

gripe1

Depois de passado, ou pelo menos, diminuído o susto com as aves, a preocupação agora vem com os espirros do porco. O mundo vem sofrendo com mais uma epidemia chamada gripe suína, trata-se de mais uma mutação do vírus Influenza, o H1N1, ou seja, uma junção das gripes humana, aviária e suína.

A gripe suína pode ser transmitida entre humanos e já existem centenas de casos confirmados no México, onde a situação já pode ser considerada epidêmica.

Autoridades sanitárias chegaram a declarar que esta é uma questão considerada preocupante e pode se tornar, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, uma pandemia. Já que o vírus tem-se espalhado, contaminando outros países, havendo casos confirmados em Israel, Nova Zelândia, Canadá, Espanha Estados Unidos. No Brasil um plano de contingência já esta sendo colocado em execução pela ANVISA, já que um caso de suspeita foi detectado em Salvador (BA), um homem permanece em área de isolamento, ele havia saído de Boston (EUA), passando por Miami, desembarcando em Salvador apresentando os sintomas semelhantes aos da doença. Hoje (28/04), até as 15h, o Ministério da Saúde monitorava mais 19 casos de pessoas que ficaram em áreas afetadas pelo vírus, que demonstram determinados tipos de sintomas ou que mantiveram algum contato com alguém infectado pelo vírus da gripe suína. Esses casos foram registrados em oito estados brasileiro: Amazonas (03), Bahia (02), Minas Gerais (03), Pará (01), Paraná (04), Rio de Janeiro (02), Rio Grande do Norte (02) e Santa Catarina (03).

O contágio do vírus da gripe suína é efetivado pelas vias respiratórias assim como na gripe comum transmitida entre humanos. A ingestão de carne de porco (desde que devidamente cozida a 70ºC) não transmite o vírus. Até o momento não foram identificados animais (porcos) infectados no local epidêmico (México).

Os sintomas da gripe suína em humanos são semelhantes aos da gripe comum, incluindo febre acima de 39°C, tosse e falta de apetite. Em alguns casos de pessoas com a gripe suína, foram detectados outros sintomas como dor de garganta, náusea, diarréia aguda. Para evitar o contágio algumas recomendações devem ser seguidas em caso de contato com alguém com suspeita de ter contraído o vírus: as mãos devem ser constantemente lavadas, o nariz e a boca devem ser cobertos com um pano e evitar tocar na boca, olhos ou nariz e claro, evite entrar em contato com alguém doente.

Por fim, diante de tantas notícias, rumores de tantas mortes, suspeitas de casos, até mesmo aqueles que não são confirmados a respeito da temida gripe suína, o sentimento que tem pairado diante dos brasileiros tem sido o pânico, estão temerosos com mais uma “mina terrestre” que poderá ser estourada diante de todos.

Bibliografia:
- Ministério da Saúde – http://portal.saude.gov.br/saude/

 
 

Tags: Tags:

  1. gabriel. menezes
    1, setembro, 2009 em 15:29 | #1
    pow….. devemos sempre ter cuidado especiais…
    bjoOoo; e boa sorte
  2. Ivan
    19, agosto, 2009 em 22:52 | #2
    é vc é realmente ineskecivel: varias pessoa!!!
    putz
  3. 12, agosto, 2009 em 10:40 | #3
    matou ja + de 50mil pessoas
  4. 12, agosto, 2009 em 10:39 | #4
    gripe suina uma por caria para a saude
  5. inesquesivel
    6, maio, 2009 em 17:01 | #5
    nos devemos ter cuidado com agripe suina que e muito perigosa já morreu varias pessoa por causa dessa gripe
  1. 21, agosto, 2009 em 10:05 | #1

Faça a busca por notícias

 


Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.