Top30 Os melhores sites da Internet

 

Página Inicial > Saúde > Cleptomania: Doença ou Prazer em Furtar?

Tópicos recentes

Cleptomania: Doença ou Prazer em Furtar?

vitrineO objeto de desejo pode estar em uma bolsa, na vitrine de uma loja, em qualquer lugar. O desejo de possuir um objeto que não é seu pode esconder uma doença que atinge principalmente as mulheres, a cleptomania.

A cleptomania é um distúrbio bastante sério que está associado ao grupo de Transtornos no Controle dos Impulsos. O cleptomaníaco furta objetos geralmente de pequeno valor por puro prazer. Há uma perda completa do autocontrole, pois os impulsos falam mais alto.

cleptomaniaDe acordo com especialistas o cleptomaníaco não planeja a ação, mas também não quer ser pego, é por isso que eles escolhem lugares cheios de mercadorias e consumidores. Agora se no meio do caminho encontra um obstáculo como por exemplo um policial ou vigia, o cleptomaníaco não tem dúvida, consegue controlar o impulso, porém não desiste, apenas adia e alimenta mais a vontade de furtar. Depois do objeto de desejo furtado a sensação do cleptomaníaco é de alívio a tensão e prazer, mas também carrega consigo um imenso sentimento de culpa, vergonha, remorso. Com os itens roubados o cleptomaníaco pode desprezá-los, colecioná-los, doá-los, usá-los ou até mesmo devolve-los discretamente.

cleptomania2Normalmente o distúrbio da cleptomania acontece paralelamente com outros transtornos psicológicos como transtornos do humor, de ansiedade, alimentares e transtornos de personalidade. Essa analise tem levado alguns psiquiatras a discutirem se a cleptomania é verdadeiramente um transtorno psicológico ou uma manifestação de outras doenças. De forma geral, a cleptomania tem sido considerada como um tipo de transtorno de controle dos impulsos, como o vício em jogos de azar, piromania (comportamento repetitivo de atear fogo de forma proposital) e tricotilomania (mania de arrancar os cabelos). Transtorno de controle dos impulsos é quando a pessoa não consegue lutar contra ao impulso de algum comportamento, seja ele criminal ou não.

Segundo especialistas a cleptomania não tem cura, mas pode ser controlada. É de extrema importante que o cleptomaníaco faça terapia, para que possa aprender a identificar os motivos que o levam a furtar e aprenda a controlar seus impulsos, deixando o autocontrole falar mais alto. Hoje em dia, o modo de tratamento que tem alçando melhores resultados é a terapia cognitivo-comportamental. O fato do individuo não saber controlar seu comportamento e os meios que abrangem a ação de furtar (antes, durante e depois) causam sensação de ansiedade ou depressão, então, muitas vezes é imprescindível o uso de medicação.

Portanto, a cleptomania é um “mal” que perturba muitas pessoas e procurar tratamento é a melhor saída, pois ser julgado ou taxado por ladrão uma pessoa do bem é ferir a moral de qualquer ser humano.

 
 

Tags: Tags: , , ,

  1. Dani
    13, outubro, 2015 em 20:36 | #1
    Colega , lendo seu desabafo, entendo que vc tem um interior muitíssimo bom, pois sabe que algo não está legal com você.Caso pior enfrento em casa e fico como louca a procura de pistas que me esclareçam um porque .Seja franca com seus pais, não tenha medo, tenho certeza que quando você falar para eles , eles já sabiam de antemão, só deveriam estar relutando a acreditar …

    Esteja aberta a querer ajuda e mudar…me emociona reler seu texto e ver que entende que é problema…já passei por problemas que primeiramente tive que aceitar me como doente para depois pedir ajuda.Vc tem meio caminho andado, vai á luta, fale com seus pais, se diz que eles são bons, com certeza te compreenderão…REFLITA E PÕE EM PRÁTICA …JÁ…

  2. 24, setembro, 2015 em 23:30 | #2
    Preciso de ajuda,por favor nao aguento mais roubar coisas que nao tenho necessidade .Preiso para co isso antes que piore ,pelooo amoor de deus me ajudem estou desesperada as vezes da vontade de morrer pra que isso acabe.ja roubei lojas, casa das amigas casa de familiares,Tenho vergonha de contar para meus pais ja que eles sao de otimo carater.Isso me  da vergonha desgosto de mi m mesma,minha mae e vo ja desonfiam e isso so me faz chorar ,nao querer ir a escola ,nem sair de casa ,me ajudem nao sei mas oque fazer,tenho tudo que preciso  em casa, nunca me faltou nada a nao ser carinho,sou sentimental de mais choro mt .Sempre depois que roubo vejo q nao a necessidade me sinto envergonhada ,começo a me descabelar chorar, me arrnhar ,tento evitar mas ai vem o forte desejo .MEE AJUDEEEE POR FAVOOOOOR ,NAO AGUENTO ISSO MAIIS.
  3. Carla
    19, agosto, 2015 em 13:55 | #3
    Sou cleptomaníaca, roubo de tudo desde a infância . Preciso de ajudaa
Página de comentários
1 2 1315
  1. Nenhum trackback ainda.



Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.