Top30 Os melhores sites da Internet

 

Página Inicial > Notícias > Chuvas No Rio de Janeiro: Cidade Vive Um Verdadeiro Caos.

Tópicos recentes

Chuvas No Rio de Janeiro: Cidade Vive Um Verdadeiro Caos.

CHUVA/RIOFoi como um mar que invadisse as ruas do Rio de Janeiro desde a final da tarde de ontem (5), parando a cidade maravilhosa e deixando um rastro de destruição.

A cidade travou! São carros atravessados, pessoas vagando pelas ruas, já que em meio ao caos os meios de transportes ficaram prejudicados. O temporal também trouxe transtorno para os aeroportos, os saguões lotados refletem a verdadeira confusão que a cidade anda enfrentando.

Já passa de  100 o número de pessoas que morreram em deslizamentos e desmoronamentos. Os morros encharcados são as grandes ameaças. Os órgãos públicos e escolas fecharam, e o prefeito já fez um apelo para que ninguém saísse de casa hoje. Para se ter uma idéia de tanta chuva, só de ontem para hoje choveu o dobro do esperado para o mês de abril inteiro.

Chuvas morro RJ

Mas essa situação não é inédita, já ocorreu em Minas Gerais, em São Paulo e agora estamos vendo no Rio de Janeiro, a situação dramática se repete. De acordo com especialistas, isso se deve ao fato de vivermos em um país tropical, em que está entre Equador e a parte fria do hemisfério sul, então se tem o choque térmico. Vem a frente fria e como há calor e muita umidade é isso que acontece, chuvas torrenciais.

chuva no RJEm meio a esses acontecimentos, vem à pergunta que não quer calar, será que vai chover nas olimpíadas? Será que vai chover no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belo Horizonte, em Porto Alegre na Copa do Mundo? É, porque sabemos que se chove inunda tudo, as cidades param. E isso tudo é culpa das chuvas ou da própria cidade? No Chile existem terremotos, mas o país se preparou, resistiu ao mais forte deles e segundo os especialistas em um país tropical essas chuvas são bem mais previsíveis do que os terremotos.

Sabemos que muitas mudanças climáticas andam acontecendo por conta do próprio homem, é como se a natureza estivesse irritada com isso e muitos fatores ocorrem como conseqüência do cotidiano do ser humano. Por exemplo, as cidades insistem em trocarem a permeabilidade do solo por concreto, substituírem os riachos e córregos por prédios, causar o desmatamento, como também a “simples” ação de jogar lixo no chão que traz como conseqüência o entupimento dos bueiros.

Portanto, essas conseqüências que hoje estamos presenciando poderiam ser evitadas ou amenizadas se o ser humano fosse mais prudente com suas ações. É como já dizia Nelson Falcão Rodrigues, “um caos desses não se improvisa”.

E você, o que acha a respeito? Não deixe de comentar.

chuva no RJ-2

 
 

Tags: Tags: , , , ,

  1. valeria
    22, janeiro, 2013 em 13:50 | #1
    eu concordo com a materia no dia que o homem parar de querer ser DEUS tudo isso acaba,pq o homem ta colhendo o que plantou e só DEUS pra mudar a situação.
  2. PEDRO JORGE G. BERNARDO
    16, janeiro, 2013 em 20:43 | #2
    Penso, que medidas deveriam ser tomadas imediatamente, pois a cada novo ano tudo se repete, fica aí as dicas para serem implementadas para o melhor da nossa linda cidade:
    1 educar nossas famílias referente  a coleta de lixos domésticos – objetivo – ensinar procedimentos para educar toda família referente a quantidade de lixos domésticos ajuntamos todos os dias de nossas existências. A partir daí o lixo nas ruas fica mais fácil.

    2 – Parcerias devem ser feitas: Governo + Prefeituras + Municípios + Mídias diversas: Tevevisiva de expressão, rádios, banners e toda forma de mídias, educando a população de não jogar lixos nas ruas e mostrar suias consequências…..

    3 – Preparar sempre antes das estações das chuvas a possibilidade de lugares já atingidos anteriormente de serem atingidos de alagamentos e enchentes, tais como morros, etc……

    4 – constância e repetições das práticas acima podem ajudar a conscientizar  o povo e reduzir o sofrimento de muitos.

    5 – A dengue pode entrar também neste planejamento, pois trata-se de saúde pública.

    abração a todos e que estas sugestões cheguem a quem de direito e possa ver alguma coisa acontecer.

    reflexão: As coisas podem acontecer, enquanto existimos, nos dias que não fazemos acontecer somente existimos.

  3. Vitor
    16, janeiro, 2013 em 09:31 | #3
    ENQUANTO ISSO EM NOVA IGUAÇU A LIXARADA NAS RUAS CONTINUA É ENGRAÇADO NA VIA LIGHT E EM FRENTE A PREFEITURA TEM GENTE TRABALHANDO LIMPANDO A RUA E O GRAMADO MAIS POR TRAZ DOS BASTIDORES ESTA UMA POUCA VERGONHA É LIXO EM TUDO QUE É LUGAR UMA MOSCARADA DANADA É MUITA FALTA DE VERGONHA NA CARA !!!
  4. sergio Alves marques
    16, janeiro, 2013 em 07:59 | #4
    sei todos tem culpa por jogar lixo na rua  ñ esperar o dia do caminhão da comlurbe  mas os nossos governante so olha o bolso deles na baixada nos ñ ver nada ñ existe upp ñ tem uma drenagem nos Rios  ñ existe policiamento nas ruas  a baixada estar abandonada isso e uma vergonha de pois querem votos , isso e uma vergonha para o nosso pais so um pode nos ajudar Deus esse sim toma cota de nos sem ter uma moeda , nos so precisamos ter fé.
  5. fabio
    14, janeiro, 2013 em 17:22 | #5
    eu concordo com a pessoa que falou acima pois e tem uma copa do mundo ai o tempo que faz obras para melhora o maracana tem coizas com mais urguecia na nossa cidadecomo te fucionario trab coleta de lixo rua boero valão encosta e isso ai quando chove ai poe a cidade em arleta vomo se organizado na politica
  6. Carla
    5, janeiro, 2013 em 07:56 | #6
    Täo vendo aí que näo os nordestinos sofrem com enchentes e/ou seca?

    E, aposto que eles näo estäo em casa, vendo tudo isso e zombando pela tragédia alheia. Escrevendo zombarias no Facebook e afins!

  7. Ricardo Machado
    3, janeiro, 2013 em 12:33 | #7
    Os problemas se repetem todos os anos, na mesma época do ano. não canso de repetir: chove desde que o mundo é mundo. e enquanto havia escoamento não havia alagamento. asfaltamos, cimentamos, largamos lixo em qualquer lugar, mantemos entupido bueiros, a chuva cai e não tem pra onde correr. O mais comum são ações de última hora, medidas tomadas depois que o problema já aconteceu. As chuvas de verão estão aí, e cada vez com mais intensidade, deslizamentos, enchentes e, invariavelmente para pessoas humildes, perdas irrecuperáveis que vão desde os seus poucos bens, passando pela dignidade. O que se segue, além da inicial perplexidade e da rápida indignação, é o completo abandono e o desrespeito com que são tratadas as vítimas. calamidade é provocada pelo próprio governo que através de sua omissão deixa de providenciar as obras necessárias para prevenir contra desastres ambientais fazendo vistas grossas de governantes em função da ocupação de terras urbanas irregulares, nestas se incluindo as áreas de risco.
    Depois que ocorrem as tragédias, o que faz o Governo Federal? Imediatamente transfere para os estados, para os municípios e para as vítimas a responsabilidade pela solução do problema que ela, União, causou pela sua inércia, pela ausência de políticas públicas adequadas e pela omissão, deixando que os completamente subordinados municípios suportem os custos da recuperação física, e que os cidadãos, que perderam tudo, ainda tenham que suportar o peso do desgoverno que os atingiu. O problema é de falta de bom governo e também, ausência de planejamento urbano. E, nesse quesito, quem primeiro quebra toda e qualquer regra é a especulação imobiliária
    Todo ano morrem brasileiros . Até quando?!
  8. ronyscley
    10, janeiro, 2012 em 19:05 | #8
    Bendito e a nacao cujo Deus e o senhor ,so a uma solusao
    Jesus,essa e a solusao e o reconhecimento que eziste 
    um ser supremo e prestar nominimo o r
    espeito a esse supremo ai entao
    o Brasil entao sera na integra uma,
    nasao bendita.
  9. Aline
    24, janeiro, 2011 em 23:16 | #9
    Isso acontece como se as pessoas não soubessem que poderia acontecer.
    FAla sério, está todo mundo careca de saber que por lei, segundo o código florestal de 1967, é proibido ocupar encosta de morros, leito de rios, e ninguém respeita essa lei.
    Dae acontece essas desgraças e todo mundo acha que é novidade.

    Fala sério!!

  10. Chico
    14, janeiro, 2011 em 14:55 | #10
    Eu gostaria que chovesse assim na Copa. Por quê? Para que as autoridades/governantes/políticos safados ficassem tudo com o ** na mão. Eles adoram se vangloriar mundo afora que o país é lindo, o povo é maravilhoso.. que isso e aquilo! Adoram fazer propaganda, mas na hora de pôr a mão na massa e arrumar a própria casa, arrumam mil desculpas e sempre colocam a culpa em outra pessoa – nunca a culpa é deles.
    Um caos desses hoje já tem repercussão mundial! Imagine então qdo for em época de Copa…
    Se eles não fazem o melhor para a população por decência, que façam pelo menos por vergonha.
  11. 13, janeiro, 2011 em 03:08 | #11
    Ronaldinho e a Imensa Torcida do Mengão deram show hoje, mas as tragédias ocasionadas pelas chuvas dominaram nossa atenção, porém acho que a maior Torcida do Mundo pode fazer Mais :
    Um número de Flamenguistas, ainda maior que os 20 mil que foram saudar o Ronaldinho, unidos para irem ao Hemocentro do Rio doar Sangue.
    O Banco de Sangue do Hemocentro Rio está vazio, vamos nos unir e ajudar; Esse é o momento !
    Grande torcida Rubro Negra, tá na hora de mostrar tua Força, ajudando quem precisa, pensem nisso…
    Liguem para seu melhor amigo, fale com seu vizinho, enfim, façamos uma corrente para que o Hemocentro consiga Sangue para todas as vítimas que necessitarem !
    Que Deus abençoe todos que doarem um pouco de seu sangue para ajudar !
    Sejam Felizes !
  12. andea rammany
    15, abril, 2010 em 19:06 | #12
    tudo isso por causa dos lixos q as pessoas jogam nas ruas!
  13. amando
    15, abril, 2010 em 15:06 | #13
    é uma situaçãao muita complicada esstamos em Independencia, maas esstamos sentindo esse fenômeno tão incomum para alguns. Se as pessoas tivesse pelo menos prudência dos fatos ocorridos seria menos um problema.
  1. Nenhum trackback ainda.



Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.