Top30 Os melhores sites da Internet

 

Página Inicial > Saúde > Câncer de Pele: Exposição Excessiva ao Sol Pode Ser Fatal.

Tópicos recentes

Câncer de Pele: Exposição Excessiva ao Sol Pode Ser Fatal.

mulher-cancer-de-peleCéu azul, mar e sol, nada como se esticar na área da praia e pegar aquele bronzeado, essa é uma cena corriqueira de muitos brasileiros. Mas o que muitos não fazem é proteger a pele e com o passar do tempo podem desenvolver uma doença que tem crescido absurdamente no Brasil, o câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, no Brasil registram-se pelo menos 160 mil novos casos de câncer de pele por ano e que de acordo com a sociedade brasileira de dermatologia 70% da população brasileira não se protege do sol. Em nosso país, o câncer mais comum é o de pele, correspondendo a 25% dos tumores diagnosticados em todo o país, a radiação dos raios ultravioletas é a principal causa da doença.

protetor solar

Que o sol é o grande vilão quando o assunto é o câncer de pele todo mundo já sabe, mesmo assim não são muitas pessoas que se cuidam como deveriam. A orientação é evitar a exposição em excesso, principalmente entre as 10hrs e 16hrs, que se cubram com roupas, chapéus e proteja as áreas expostas ao sol com filtro solar, na qual deve ter um fator de proteção acima de 15. Preocupação essa que deve começar cedo. De acordo com a sociedade brasileira de dermatologia se os cuidados forem adotados desde criança, pode se reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença. Os danos a pele acontecem a longo prazo. O câncer de pele diagnosticado hoje em uma pessoa de 60 anos por exemplo, provavelmente foi causado quando a pessoa tinha menos de 20 anos de idade.

Uma mancha que incomoda, uma lesão que não cicatriza, uma pinta que muda seu aspecto (cresce, sangra, arde ou coça), uma elevação na pele ou até mesmo um sinal que possui desde a infância, mas que está tendo alguma transformação, esses são sinais de que a procura por um dermatologista deve ser feita.

cancer de pele

O tipo de câncer de pele mais grave é o melanoma, devido a sua alta probabilidade de metástase, podendo levar a morte. Mas se diagnosticado em fase inicial a chance de cura é muita alta. O melanoma é menos freqüente do que os outros tumores de pele. As características predominantes do câncer de pele, seja ele melanoma ou não, são: tamanho maior que 0,5 cm, formato e bordas irregulares e cores diferente.

Um grupo de risco a desenvolver o câncer de pele são pessoas com pele clara, olhos claros, pessoas ruivas, com sardas ou que tem uma atividade freqüente com a exposição ao sol.

proteção solarPortanto, a prevenção é fator mais importante, tanto para a prevenção do câncer de pele como para evitar o envelhecimento precoce, como aparecimento de rugas ou manchas na pele. E sempre é bom ficar atento a quaisquer mudanças na pele, pois no inicio tem pessoas que adquirem a doença, mas nem sabem. Porque na fase inicial ela não coça, não arde, quando começam a aparecer os sintomas, a doença já está em fase mais avançada.

O câncer de pele tem cura! Quanto mais precoce feito o diagnostico mais fácil será o tratamento e quanto mais avançado estiver à doença, conseqüentemente o tratamento será mais complicado, afirmam especialistas.

 
 

Tags: Tags: ,

  1. Eu
    2, julho, 2011 em 09:19 | #1
    Minha filha de 9 anos está apresentando sinais de cleptomania. Primeiro ela começou pegando dinheiro da irmã, depois do pai e depois de levar uma bela surra e depois de muitas conversas, percebemos que ela está doente. Agora comentou com minha empregada que é algo mais forte que ela, que ela ora a Deus pedindo para não fazer mais isso, que ela não quer fazer mesmo, mas que algo que parece outra pessoa, faz por ela. Ela disse também que já que todo dinheiro que some a gente sabe que foi ela, ela vai começar a pegar objetos para ver se disfarça. Será que isso é doença mesmo ou safadeza?
  2. maria gabriela
    20, junho, 2011 em 02:36 | #2
    queria apenas tirar uma divida abriu do nada uma firida na minha perna. tinha saido uma pinta essa pintaa virou uma bolha e estorou conforme estorou abriu uma ferida e foi aumentando e a dor também a ponto de ficar na pele viva. cheguei no hospital e a medica que me atendeu disse que era infequissao na pele mandou eu tomar bezetacil e pronto agora essa ferida esta aberta ainda isso ja faz mais de um mês essa ferida continua aberta só diminuiu um pouco o tamanha e agora ta saido um monte de feridas tá ardendo muito mal consigo por o pé no chão essas pintas estao ameaçando de abrir como a outra que abriu como ferida e simplimente eu nao sei mais o que fazer estou em panico…
  1. Nenhum trackback ainda.



Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.