Top30 Os melhores sites da Internet

 

Página Inicial > Saúde > Anorexia Alcoólica: Devastas Doenças Que Se Tornam Uma.

Tópicos recentes

Anorexia Alcoólica: Devastas Doenças Que Se Tornam Uma.

anorexia alcoolicaA drunkorexia ou anorexia alcoólica é uma doença desconhecida por grande parte dos brasileiros, mas que hoje está sendo mostrada pelo diretor da novela Viver a Vida na Rede Globo, através da personagem Renata, interpretada pela atriz Bárbara Paz.

A anorexia alcoólica ainda não está enquadrada nos manuais dos transtornos psicológicos, mas o termo foi mencionado pela primeira vez pelos Estados Unidos para designar a junção de duas graves patologias, a anorexia e o alcoolismo. A anorexia alcoólica vem ser a substituição da comida pelo álcool. Restringindo a absorção das colorias necessárias que o corpo precisa, com o intuito de obter ou manter o “corpo ideal”.

alcoolEsse distúrbio afeta principalmente mulheres de 20 a 40 anos. Pessoas que sofrem com anorexia alcoólica possuem medo mórbido de engordar, realizam dietas super loucas, porém ingerem enorme quantidade de álcool todos os dias. Sabe-se que mulheres que sofrem de transtornos alimentares acabam bebendo mais quando descobrem que o álcool reduz o apetite. Já que quem bebe mais, costuma se alimentar menos, porque não sente necessidade para isso. Mas o principal motivo pelas quais a pessoa faz a troca de absorção da alimentação pelo álcool é para poupar as colorias da comida em decorrência do álcool, visando à manutenção do corpo magro. Onde a frase “vamos beber, porque comer engorda”, soa muito bem a pessoa com anorexia alcoólica.

Estudos psiquiátricos mostram que o alcoolismo, principalmente o causado em mulheres, pode estar ligado a problemas psicológicos como depressão, ansiedade, anorexia, bulimia, dentre outros. Essa hipótese acaba se mostrando correta quando se leva em conta que álcool age como um anestésico as emoções negativas, reduzindo o stress, afim de “esquecer” certos fatos.

anorexia alcoolicaAs conseqüências dos transtornos alimentares são gravíssimas. A anorexia por si só acarreta desnutrição, podendo transformar uma linda mulher em um cadáver ambulante. Já o alcoolismo, tira a vitalidade das pessoas, pois o álcool impede a absorção de muitas vitaminas ao corpo humano, como por exemplo, a vitamina B. Dessa forma, a união dessas duas doenças acabam sendo devastadoras ao ser humano.

A anorexia alcoólica, assim como qualquer outro transtorno alimentar tem cura. O tratamento é multidisciplinar. Com nutricionistas, psicólogos, psiquiátricas, endocrinologistas e até mesmo grupos de auto-ajuda que acabam sendo de grande valia na recuperação de uma pessoa que sofre com a doença.

 
 

Tags: Tags: , , , ,

  1. lili
    1, junho, 2011 em 19:24 | #1
    @andreia andrade
    Oi Andreia tenho um endereco otimo pra vc..sei que tem solucao..nao se deixe abater 11 38853875. dr. henrique bottura
  2. andreia andrade
    27, março, 2011 em 05:06 | #2
    será q respondem mesmo?!como se desfaz,´algum grau alcoolico, 1,0 mg de sedatvo, qse tds os dias, pouca comida, água sim… e o sobrepeso continua por conta da bebiba, e a familia, o trabalho, …ñ tenho ideia, cm começar a me livrar, rezo, peço a Deus, but…é mto difícil. Qse depressiva…Sei q os meus precisam de mim, de meu trabalho e td mais, but…estou disfarçando,ñ é fácil…help, a quem me entende…muito grata !!!
  3. aline
    10, agosto, 2010 em 16:11 | #3
    pow adorei esse texto estou fazendo um trabalho na faculdade e kria saber quais sao as possibilidades e aprofundarem mas o assunto para mim obter mas informaçao sobre anorexia alcoolica..
  4. stefanie
    14, abril, 2010 em 19:45 | #4
    eu acho muito ionterssante pq poucas pessoas
    conhece esse tipo de doeça …
  5. hanna
    19, novembro, 2009 em 16:45 | #5
    gostei muito desse assunto pena que tão poucas pessoas conhecem quem fez está de parabens.
    continuem assim!!!
  1. Nenhum trackback ainda.



Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.